segunda-feira, 19 de junho de 2017

Projeto Conversas com Kubrick

Já faz bastante tempo que quero fazer esse post - e esse projeto.


eu não acredito que stanley kubrick himself inventou a selfie no espelho

Stanley Kubrick é um dos meus diretores preferidos há muitos anos. O primeiro filme dele que assisti foi O Iluminado (The Shining), baseado no livro homônimo de Stephen King, que é um dos meus preferidos no mundo. E foi só mais adulta, e entendendo melhor de cinema, que fui assistir aos outros - Nascido Para Matar (Full Metal Jacket) que é um dos filmes preferidos do meu pai veio na sequência, e depois dele já assisti à filmografia quase completa do Kubrick. Minha paixão pelo trabalho dele só aumentou depois da exposição que veio pra São Paulo em 2013-14, trazendo bastidores, props e detalhes sobre seus principais trabalhos, e também informações sobre alguns não finalizados.

Também há alguns anos comprei o livro Conversas com Kubrick, do Michel Ciment, que foi publicado pela finada Cosac Naify na época da exposição. E, assim como quinhentas outras coisas que tenho na estante, ele está paradinho, mas foi folheando e vendo o conteúdo do livro - além das citadas conversas, existem variados artigos, análises, e crônicas de pessoas envolvidas com os filmes - que tive essa ideia para ver o que ainda não vi, e rever com uma nova perspectiva os filmes que já têm um lugar no meu coração.




Quase todos os filmes do Kubrick são baseados em livros, novelas ou contos. Além do já citado O Iluminado, e esse ano li 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke, que se tornou também um dos meus livros preferidos. Mas só esses. E agora decidi, além de assistir com a perspectiva de uma outra visão dos filmes com os artigos do Conversas, ler as histórias que inspiraram os filmes antes de vê-los.

A lista, com os filmes, seu ano de lançamento, e os livros que os inspiraram, é a seguinte:
  • The Killing (1956)
    Clean Break - Lionel White
  • Paths of Glory (1957)
    Paths of Glory - Humphfrey Cobb
  • Spartacus (1957)
    Spartacus - Howard Fast
  • Lolita (1962)
    Lolita - Vladimir Nabokov
  • Dr. Strangelove (1964)
    Red Alert - Peter George
  • 2001: A Space Odyssey (1968)
    2001: A Space Odyssey - Arthur C. Clarke
  • A Clockwork Orange (1971)
    A Clockwork Orange - Anthony Burgess
  • Barry Lyndon (1975)
    The Luck of Barry Lyndon - William Makepeace Thackeray
  • The Shining (1980)
    The Shining - Stephen King
  • Full Metal Jacket (1987)
    The Short-Timers - Gustav Hasford
  • Eyes Wide Shut (1999)
    Traumnovelle - Arthur Schnitzler
Pelo que andei pesquisando, a maioria desses livros também não foram lançados aqui no Brasil, então procurarei ebooks para eles. Deixei os nomes todos no original apenas para facilitar a catalogação, mas o que tiver tradução por aqui vai ter todos os detalhes quando fizer os posts para cada um deles. Dessa lista, os únicos que não assisti são The Killing e Barry Lyndon (que já sentei inúmeras vezes pra ver mas algo sempre atrapalha e não consigo terminar); e, além dos citados anteriormente, já li o livro Lolita. Pretendo também ver aos dois primeiros filmes do Kubrick, que têm histórias originais e aos quais nunca assisti, Fear and Desire (1953) e Killer's Kiss (1955).

Estou muito empolgada com esse projeto! Não é uma coisa com data pra terminar, e é algo bem pessoal, mas quis compartilhar por aqui. Não sei exatamente como vai ser meu schedule com as leituras. A única certeza é que antes de que conforme for lendo o livro/vendo o filme, vou ler o capítulo correspondente do Conversas. Minha intenção inicial era fazer por ordem cronológica de filme, mas como 2001: Uma Odisseia no Espaço já pulou a fila, talvez eu priorize os livros que já tenho aqui - Lolita e Laranja Mecânica - e vá fazendo os outros conforme for achando os livros. Caso alguém se interesse em fazer esse projeto junto, a gente pode combinar as leituras, e ir discutindo, que tal?

2 comentários:

  1. Gente, que legal o seu blog!! E o post! Eu amo cinema, amo o Kubrick, acho que vou te imitar neste projeto, hehe. Ainda não li todos os livros desta lista, e tava precisando de algum norte sobre o quê ler nestas férias haha. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você nunca leu 2001 eu recomendo fortemente a leitura dele. Já sabia que era um clássico, mas não esperava gostar tanto, e se tornou fácil um dos meus livros preferidos :)
      Lolita é outro que amo, e já estou super empolgada pra releitura! Vou ficar muito feliz se você voltar pra me contar dos livros que leu, e já amei que você também é fã do Kubrick e gostou do projeto ♥️
      Obrigada pela visita!

      Excluir